terça-feira, 24 de julho de 2007

SALA DE RECURSOS DO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS



"Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. As pessoas querem ser iguais, mas querem respeitadas suas diferenças. Ou seja, querem participar, mas querem também que suas diferenças sejam reconhecidas e respeitadas"
Boaventura de Souza Santos




O trabalho na Sala de Recursos de Deficiência Mental é desafiador e muitas vezes mal compreendido. Seguidamente sou questionada de como é realmente o trabalho, se é igual ao das classes especiais, se é um trabalho pedagógico, se é apenas da escola onde a sala funciona, enfim. É interessante utilizar este espaço para que as pessoas conheçam um pouco mais esta engrenagem da escola. A Sala de Recursos funciona com educadora habilitada ao trabalho com educação especial, é um trabalho estritamente pedagógico. O que difere a Sala de Recursos da Classe Especial é que na primeira o educando está inserido em sala de aula regular, sendo atendido em turno inverso na sala de recursos, ora individualmente, enquanto na segunda o estudante é atendido em tempo integral na mesma sala.
Na Sala de Recursos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças são atendidos estudantes da escola e de outras escolas públicas encaminhados a nós, desde que tenhamos vaga para atendimento. Pensamos que um dos aspectos mais positivos é que o estigma de educação especial se dissolve, quando não totalmente ao menos um pouco, tanto que as crianças que não têm atendimento na Sala ficam questionando o porquê de não terem.
Entendemos que todos temos nossos déficits em algum aspecto, pelo menos, mas também todos temos potencialidades e é a partir dessas potencialidades que é desencadeado o processo educativo de cada um para que em primeiro lugar se sinta capaz de produzir e aos poucos, conforme o ritmo de cada um vamos superando os limites e o olhar do outro poderá ser um limite ou um forte estímulo.
Elisabete da Silveira Ribeiro
Professora da Sala de Recursos

Oficina de material reciclável

Desde o ano de 2005, quando a professora Vera Lucia Costa da Silveira fez o seu estágio na especialização de arte terapia na Escola, temos seguidamente promovido oficinas de arte com material reciclável na Sala de Recursos.
No momento em que tentamos implementar este projeto que busca rever as relações com o meio ambiente entendemos que deveríamos dar mais ênfase a estas oficinas.
Deste modo no dia 1º de junho desafiamos estudantes de diversas turmas a transformar lixo em arte. Eles prontamente aceitaram o desafio e produziram peças belíssimas. Assim, transformaram caixinhas de leite em belos porta trecos, garrafas pet em jogos, porta trecos e flores, canudinhos de revistas em colares.
Entendemos que o resultado desta retomada das oficinas foi extremamente positivo, pois despertou o interesse dos estudantes que começam a participar e renovou o estímulo dos que já participaram em anos anteriores, com o compromisso de continuarmos este projeto buscando sempre novas alternativas, inclusive abrindo mais à participação da comunidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Acho de grande importância a Sala de Recursos da Escola Nossa Senhora das Graças,para a comunidade. O trabalho realizado pela professora Elizabeth nesta área é muito eficiente, ela tem um carinho todo especial com os alunos que atende. É uma professora maravilhosa. Parabéns

Anônimo disse...

a Sala de Recurso é muito importante na escola,na escola que trabalho ainda não tem, mas vejo que é necessario , temos muito alunos com dificuldades,gostaria que me enviasse modelo de projeto para abrir Sala de Recursos. conto com sua resposta, te agradeço.Suely Estela