quinta-feira, 19 de julho de 2007

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO CANAL SANTA BÁRBARA



IMPACTOS AMBIENTAIS E ESTADO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO CANAL DO SANTA BÁRBARA, MUNICÍPIO DE PELOTAS, R.S.*
(...)O Canal do Santa Bárbara é um dos pontos naturais de fundamental importância no processo de formação e desenvolvimento do município de Pelotas.
A falta de conscientização assim como o descaso dos órgãos públicos, fizeram com que o Canal se transformasse em um grande problema ambiental que afeta diretamente a população pelotense. As mudanças ocorridas em seu leito, não surtiram o esperado efeito no que diz respeito às enchentes na área do antigo curso.
Se o desenvolvimento do capitalismo, fez com que o curso do Canal fosse desviado em nome do progresso, agora são as conseqüências deste capitalismo mal estruturado nos países de terceiro mundo que agem, provocando sérios danos ambientais.
Sendo a única alternativa para várias famílias, a ocupação das áreas nas margens do Canal é cada vez mais constante e desordenada. Todo o processo que acompanha estas aglomerações irregulares traz ainda mais conseqüências perturbadoras ao meio ambiente.(...) Os torpedos, são dois canais laterais, paralelos ao Canal do Santa Bárbara, que tem a função de receber o excedente das águas pluviais, além de descargas de esgoto doméstico e industrial. Ao longo de percurso do Canal do Santa Bárbara existem bombas que possuem a função de conduzir a água e esgoto concentrados nos torpedos para o leito principal.(...)
* Trabalho de pesquisa desenvolvido na disciplina de Planejamento Ambiental.
SIMON, Adriano Luís Heck mailto:(geoadrisimon@bol.com.br) ;GONÇALVES, Ana Maria Bertinetti Alves mailto:(ambag@bol.com.br) ,HILSINGER, Roni ²;NOAL, Rosa Elena mailto:(rosa.noal@bol.com.br)
Fonte:http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://geografia.igeo.uerj.br/xsbgfa/cdrom/eixo3/3.3/202/image009.jpg&imgrefurl=http://geografia.igeo.uerj.br/xsbgfa/cdrom/eixo3/3.3/202/202.htm&h=936&w=648&sz=102&hl=pt-BR&start=6&tbnid=ZijC44uqv0OTIM:&tbnh=148&tbnw=102&prev=/images%3Fq%3Dmapa%2Bde%2Bpelotas%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26channel%3Ds%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DG

Nenhum comentário: