quinta-feira, 19 de julho de 2007

O MEIO AMBIENTE NA COMUNIDADE ESCOLAR


O MEIO AMBIENTE NA COMUNIDADE ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Para se falar em meio ambiente temos que pensar nas pessoas como parte constitutiva deste ambiente.
A comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças é um espaço de muitas contradições. Temos muitos moradores que vivem às margens do canal Santa Bárbara e também incluídos na marginalização, no que diz respeito a políticas públicas. Fazendo um levantamento das fichas de matrículas dos estudantes é fácil verificar que a maioria dos pais vive de trabalhos informais, principalmente como catadores de lixo e cuidadores de carros.
Nas visitas feitas à comunidade se encontra muita gente honesta e caprichosa, as quais sonham com um futuro melhor para os filhos. A construção do espaço sócio-geográfico é muito complexa, pois fica evidenciado que quem mora à margem do canal não tem muita escolha, no sentido de se distanciar do lixo, pois quando chove o que fica jogado na rua é tocado para os pátios das suas casas. Logo adiante vimos ruas limpas e bem cuidadas.
Muitas pessoas que vivem neste lugar desejam sair dele, muito embora a vizinhança seja boa e gostem bastante da escola, mas é uma zona de riscos de alagamentos, que faz com que a comunidade da travessa tenha que sair rapidamente de suas casas quando acontecem as enchentes.
Elisabete da Silveira Ribeiro
Professora da Escola Estadual Nª Srª das Graças

Nenhum comentário: