sábado, 21 de julho de 2007

HISTÓRICO DA E. E. DE E. F. NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL Nª SRª DAS GRAÇAS
Dr. Cassiano do Nascimento nº 714 – Fone:(53)32275092
Centro – Pelotas/RS

HISTÓRICO
Padre Rambo, ao ministrar Catecismo na Capela da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas perguntava aos meninos onde moravam e a maioria respondia que estudava na Igreja Evangélica, que fica próxima à Santa Casa.
Achou desta maneira Padre Rambo que era preciso nesta zona, uma escola católica.
Reuniu-se então com um grupo de senhores da Congregação Mariana da Santa Casa e fundaram a então Sociedade de Assistência Escolar, com o fim de auxiliar as crianças, criando escola e dando a assistência que lhes fosse necessária.
Na data de 16 de setembro de 1951 foi lançada a pedra fundamental e teve início a construção do prédio para o Colégio Nossa Senhora das Graças. Esta, terminada, foi entregue à orientação municipal.
No dia 6 de abril de 1952, domingo de ramos, saiu uma procissão da Capela da Santa Casa conduzindo ramos até a escola.
Lá chegando, foi apresentado ao público o prédio e solicitado aos pais para que fizessem a matrícula de seus filhos.
No outro dia deram início as matrículas e as aulas.
Estava assim criada a Escola Particular Nossa Senhora das Graças, que ficou sob a fiscalização do ensino municipal; sendo seu Diretor Espiritual o Reverendíssimo padre Balduíno Pedro Rambo e sua primeira diretora a professora Dilma Ribeiro Dutra e mais duas professoras que atendiam as classes de 1º e 2° anos.
A Escola funcionou sob a orientação municipal até 30 de setembro de 1952. Em 1º de outubro de 1952 foi entregue a orientação estadual, assumindo a direção a professora D. Aracy da Silveira Dutra.
Em janeiro de 1953 foi elevado à categoria de Grupo Escolar pelo Decreto nº 3666.
Em 1953 foi inaugurado o refeitório, que recebeu o nome de “Refeitório Padre Balduíno Pedro Rambo”, sendo servida a 1ª sopa.
Neste ano começou o funcionamento da classe de “Jardim da Infância”. Teve início organização do “Museu Didático”.
Foi criado o “Círculo de Pais e Mestres”.
Em dezembro de 1955 foi entregue o certificado à 1ª turma de alunos que concluíram o curso primário.
Em 1956 foi organizada a “Biblioteca da Escola”, tendo sido convidado para patrono o “Dr. Joaquim Duval”.
A escola recebe o nome de Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Nossa Senhora das Graças em 07/02/1979.
Em 23/02/2001 houve alteração do nome da escola, passando a ser Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças.
A Sala de Recursos entrou em funcionamento em 04/04/2001, tendo sido constatada a necessidade em virtude do alto nível de evasão e repetência na escola. Esta Sala atende alunos com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem.
Em 27/03/2002 foi autorizado o funcionamento da 6ª série e em 28/01/2004 a escola recebeu a autorização para o funcionamento da 7ª e 8ª séries.
No dia 07/05/2004 a escola foi atingida pela enchente que assolou a cidade de Pelotas. O nível da água de chuva atingiu em torno de 80cm na parte interna e até 1,05m nas áreas externas, causando sérios danos ao mobiliário, equipamentos e documentação.
Neste mesmo ano a escola ingressou no “Programa Adote uma Escola” do SANEP.
Através do “Projeto Pé na Escola” a escola recebe desde 2005 uma assinatura grátis do Jornal Diário Popular de Pelotas.
Ano em que teve a formatura da 1ª turma de 8ª série.
A escola também participa de programas de recolhimento de notas fiscais do governo do Estado do RS.

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