quinta-feira, 19 de julho de 2007

TRATAMENTO CONVENCIONAL DA ÁGUA









ALUNAS DO CURSO NORMAL DESENVOLVEM O TEMA “TRATAMENTO CONVENCIONAL DA ÁGUA” PARA OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
Processo de Tratamento Convencional da Água
A água bruta chega até a ETA (Estação de Tratamento de Água) pela ADUTORA DE ÁGUA (tubulação que liga a água vinda do rio à estação e tratamento). Ao chegar na ETA, a água passa pelo SALTO HIDRAÚLICO (que recebe este nome porque a água salta da adutora para este compartilhamento), que é o primeiro processo de tratamento da água.
É no salto hidráulico onde acontece o primeiro impacto da água com os produtos químicos.
SULFATO DE ALUMÍNIO – que tem a função de clarificar a água.
CLORO (gás) – que tem a função de eliminar os microorganismos que a água bruta traz, deixando-a potável.
Após receber a mistura química a água passa para o FLOCULADOR (compartimento com várias divisões propositalmente projetadas, a fim de que aconteça a ação do sulfato de alumínio e do cloro sob a água) tem a função de tornar o barro contido na água, em flocos, assim separando-o da água.
A água passa do floculador para o DECANTADOR – que serve para separar totalmente os flocos de lama da água. O lodo deposita-se ao fundo deste compartimento (no qual existe uma abertura para limpeza, que acontece de três em três meses).
Saindo do decantador a água vai para os FILTROS – estes têm a finalidade de reter as impurezas que não ficaram sedimentadas no decantador. Os filtros são compostos por camadas de areia, areão e seixos (pedras).
Ao sair dos filtros a água vai para a CÂMARA DE MISTURA – que tem este nome por ser o compartimento onde a água recebe a última mistura química – CLORO (elimina os possíveis micróbios existentes) e FLÚOR (previne cáries).
Da câmara de mistura a água vai para os reservatórios (em Jaguarão existem quatro), passa pelas redes de distribuição e chega às residências.
OBS.:
- Na ETA de Jaguarão existem quatro filtros que são limpos todos os dias, dois decantadores (na limpeza de um, opera o outro) para que não haja interrupção no tratamento da água.
A cada hora é feita a análise da água para precisar a dosagem de produto químico necessário para despoluí-la.
O processo de tratamento da água acontece com a água sempre em movimento.
Larissa de Moura Andrade, aluna do 4º Normal

Nenhum comentário: