quarta-feira, 18 de julho de 2007

VOCÊ SABE O QUE É DENGUE?

O QUE É DENGUE E COMO SE TRANSMITE?
É uma doença infecciosa, aguda, causada por quatro tipos de vírus. É transmitida ao homem pelo mosquito chamado AEDES AEGYPTI. Seu período de incubação é de oito a dez dias. Ele pode se manifestar de forma benigna ou grave. Na forma grave há manifestações intensas de hemorragias.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?
Os principais sintomas do Dengue (benigno) são febre alta, dor de cabeça e nas articulações e ossos, podendo apresentar, ainda, erupções na pele semelhantes ao sarampo. Náuseas e vômitos também são comuns. Depois de iniciada a doença ela dura de cinco a sete dias. As hemorragias se dão nos casos de maior gravidade, que podem levar a morte.
QUAL É O TRATAMENTO PARA O DOENTE COM DENGUE?
O Dengue não possui tratamento específico, como também não existe vacina contra ele. Se você sentir alguns dos sintomas citados à cima, procure orientação do seu médico, dos postos ou centros de saúde mais próximo de sua casa. Enquanto isto a recomendação é ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamentos (recomendados pelo médico) para aliviar a dor e a febre. Não devem usar remédios à base de ácido acetilsalicílico como aspirina, o AAS e outros, porque favorecem o sangramento.
COMO COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI PARA EVITAR DENGUE?
O mosquito AEDES AEGYPTI possui hábitos diurnos e pode ser encontrado nos centros urbanos. Quase sempre põe seus ovos em locais com águas paradas e limpas, tais como em vasos de flores, plantas em água, pneus, latões, caixas d’água, cisternas, além de outros locais que possam acumular águas enquanto estiver descoberto. É nestes locais onde o mosquito se reproduz e é onde precisa ser combatido, para cortar o ciclo. Por esse motivo é preciso que toda a população participe da campanha de controle do Dengue.
O PAPEL DO AGENTE DE SAÚDE PÚBLICA DA FNS?
O Agente de Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde – FNS, do estado do Rio Grande do Sul, e da Prefeitura Municipal de Jaguarão, trabalham no controle do inseto transmissor do Dengue. Para isso ele desenvolve ações de busca dos criadouros de mosquito, tratamentos químicos dos focos e orienta a população para evitar essa doença. Receba-o bem. Facilite seu trabalho de procura de larvas e ovos dos mosquitos, nos recipientes que contenham águas paradas aplicando, nelas, substâncias larvicidas. Nas cidades existem os “pontos estratégicos” para o surgimento dos mosquitos. São eles borracharias, cemitérios, ferros-velhos, postos de gasolina, entre outros. Em áreas não infestadas usam-se armadilhas para detecção de ovos ou larvas dos mosquitos. Em caso positivo esses locais também receberão tratamento para evitar o mosquito e, assim, prevenir a doença.
Amaro Silveira
Agente de Saúde de Jaguarão
Lembre-se:
Onde não há mosquito, não há dengue.
Vamos, juntos, combatê-lo.

Nenhum comentário: