quinta-feira, 19 de julho de 2007

COMUNIDADE



O presente texto tem por objetivo nos mostrar um pouco do cenário no qual realizaremos nosso trabalho, considerando aspectos geográficos; econômicos e sociais, bem como suas implicações no âmbito escolar.
A Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, está localizada na rua Dr. Cassiano do Nascimento, 714 no Centro de Pelotas, foi criada em 1º de outubro de 1952, destinada às crianças desta comunidade, que até então estudavam catecismo com os padres na capela da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e freqüentavam ensino regular na Igreja Evangélica.
A partir da década de 80 houve uma mudança progressiva no nível social e econômico da comunidade, que passou a ser formada basicamente por famílias que se deslocavam de municípios vizinhos e da zona rural em busca de emprego, estalando-se ás margens do Canal Santa Bárbara. Este lugar, agora ocupado, ficou popularmente conhecido como Travessa Nossa Senhora de Lourdes, rapidamente foi povoada por barracos e pequenas casas, cujos moradores tinham características em comum: pouca ou nenhuma escolaridade, vários filhos e situação econômica extremamente precária.
Desde então, até os dias de hoje, esta situação tem melhorado, porém, apesar de ter diminuído os barracos, o nível de escolaridade não aumentou muito. O principal causador deste problema é a evasão escolar, devido ao fato de desde cedo as crianças precisarem ajudar as famílias no sustento, sendo a principal atividade de trabalho, catar lixo.
A Escola Nossa Senhora das Graças oferecia estudos até a 5ª série, não coincidentemente esse era o nível máximo de estudo a que se chegava, já que poucos se encorajavam a enfrentar uma escola maior e distante de sua comunidade. A partir de 2003 a escola procurou aumentar sua seriação, e atualmente oferece Ensino Fundamental completo, nos turnos da manhã e tarde, em um prédio alugado pelo Estado, contando com 17 professores, 3 funcionários e 166 alunos.
A escola e a comunidade, por se localizarem próximo ao Canal Santa Bárbara enfrentam as conseqüências da falta de responsabilidade com o meio ambiente, as enchentes causadas por chuvas fortes, carregam lixo e detritos que entopem as galerias e fazem transbordar o canal, com isso as famílias acabam por abandonar suas casas e se abrigar em casas de parentes ou até mesmo no Ginásio do Colégio Municipal Pelotense, além de perderem pertences como roupas e material escolar.
Todos esses fatores dificultam a freqüência nas aulas, sendo também um agravante à evasão. Percebe-se aí, no caso dessa comunidade a importância da preservação do meio ambiente, que se estende a todos seres humanos.
A Escola Nossa Senhora das Graças vive o problema, faz sua parte e dá o exemplo, se inserindo em projetos do meio ambiente através do incentivo à reciclagem, reutilização e customização com os alunos, professores, pais/catadores, moradores e comerciantes da comunidade.

Nenhum comentário: