quinta-feira, 19 de julho de 2007

PROJETO MEIO AMBIENTE

No dia 06/06/07, na sala de vídeo do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, aconteceu mais uma etapa do projeto Meio Ambiente, sob a coordenação da professora Irací Vieira Ávila, da disciplina de Ensino Religioso do Curso Normal.
O projeto está sendo desenvolvido com os alunos do 3º e 4º Normal, em parceria com as Professoras Maria Clarice Noda Goulart (Metodologia da História e da Geografia) e Ana Roseni Souza Duarte(Prática de Ensino). Nesta fase do projeto, estivemos acompanhando e apoiando a Professora Irací na organização do trabalho, contando também, com o apoio da Supervisão Pedagógica e da Direção da Escola.
As atividades relacionadas ao Meio Ambiente, preservação e conservação do mesmo estão sendo criadas pelas alunas do Curso Normal, sob a orientação de suas professoras e, aplicadas nas Séries Iniciais de nossa escola.
No início da tarde os alunos das Séries Iniciais e suas respectivas professoras foram reunidos na sala de vídeo. Na ocasião, três representantes da Secretaria da Saúde e Bem Estar Social desenvolveram os seguintes temas: - O que é dengue e como se transmite; - Cuidados com o lixo.
Logo após os alunos do 4º Normal apresentaram aos alunos uma atividade organizada e ministrada pelos mesmos sobre tratamento da água e de esgoto. O trabalho dos professorandos contou com explanação oral, de transparências no retroprojetor, cartaz explicativo sobre o tratamento da água e apresentação de fotografias, através do DVD, com fotos sobre a estação de esgoto e de tratamento da água.
Após cada um desses dois momentos, foi dada oportunidade aos alunos de realizarem questionamentos e colocarem suas experiências.
Ao término das atividades na sala de vídeo, os alunos foram orientados que a próxima atividade aconteceria no pátio da escola, onde colocariam em prática o que haviam aprendido através de uma Gincana Cultural sobre os assuntos debatidos durante a tarde. Logo após foi realizada, através de brincadeiras, a integração e socialização do conhecimento.


No dia 13/06/07, tivemos a oportunidade de participar de outra tarde muito proveitosa e produtiva, na qual os alunos do 3º Normal apresentaram uma peça teatral de autoria dos mesmos. Na apresentação foi dado enfoque aos cuidados com o meio ambiente e a importância da participação de todos os cidadãos, independente da classe social que pertencem.
Logo a seguir, os alunos das séries iniciais foram desafiados a confeccionar brinquedos e objetos de utilidades diversas com sucata, que previamente havia sido solicitada.
O Projeto Meio Ambiente, coordenado pela professora Irací Vieira Ávila, não se resume a estas atividades, o mesmo será desenvolvido durante todo ano, proporcionando aos alunos do curso Normal a participação ativa na criação do conhecimento e a oportunidade de promovê-lo junto aos alunos das séries iniciais.




Carmem Angela Corrêa Araujo
Resp. pelo Lab. de Informática do I.E.E.Espírito Santo

Nenhum comentário: