quarta-feira, 18 de julho de 2007

DÚVIDAS SOBRE A DENGUE

Muita gente tem dúvida sobre a dengue. E é importante que você tire essas dúvidas para ficar um pouco mais tranqüilo. O combate à dengue tem que fazer parte do seu dia-a-dia. Não podemos relaxar. Os ovos do mosquito da dengue continuam vivos por até um ano. Se a gente não combater a dengue todos os dias, o problema vai continuar.
1.A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus. Esses mosquitos costumam picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde.
2.Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.
3.A pessoa que contrair a doença deve procurar o serviço de saúde, evitar o uso de medicamentos à base de Ácido Acetil Salicílico, como aspirina, AAS, melhoral, dentre outros, e ingerir líquidos em abundância.
4.A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito. O mosquito procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de planta, caixas d’água destampadas e piscinas não tratadas, entre outros.

Fonte: Folheto informativo da Secretaria Municipal da Saúde e do Bem Estar Social de Jaguarão

Nenhum comentário: