“Há escolas que são gaiolas
e há escolas que são asas.
Escolas gaiolas prendem.
Escolas gaiolas prendem.
Escolas asas fazem voar.”
Rubem Alves
Rubem Alves
Como nos disse Rubem Alves, “um professor deve ser um mestre de vôo...” e nós, professoras/alunas do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação, na qualidade de comandantes de vôo, convidamos você leitor a embarcar nesta viagem de sonhos. O destino da viagem é um “local” onde seja desenvolvido um ensino prazeroso, criativo, gratificante...
Em nossa primeira escala poderemos encontrar um ambiente fechado, retrógrado e cheio de compartimentos, onde não se acredita em inovação, no qual não poderemos desembarcar...
Continuaremos a viagem até encontrar um ambiente aberto e receptivo ao novo, ...lugar este, onde se crê que o ser humano deixa de viver plenamente quando abandona seus sonhos...
Nesse lugar acredita-se que nunca somos velhos demais para aprender e as pessoas estão prontas para interagir com novas idéias, novos hábitos, novos materiais e informações diversas.
...Somos permitidos a desembarcar de nossa nave, a expor nossas idéias... e...ao final da conversa... o comentário geral:
- Mas é só mais um jornal? Isso não é inovador! O jornal existe há séculos.
Nos é dada a oportunidade de defesa:
- Sabemos que um jornal não é uma novidade, mas estamos falando de um Jornal Integrado de Escolas, no qual os alunos, professores, pais e comunidade em geral, poderão ter seus trabalhos publicados. Um jornal que será planejado, organizado e montado através da internet, visto que as escolas envolvidas encontram-se a aproximadamente 150km uma da outra, ...que pode servir de experiência para distâncias ainda maiores.
Nele serão abordados temas relacionados à preservação do meio ambiente, ou quem sabe, em outras oportunidades, assuntos diversos. Mas também serão divulgadas as atividades desenvolvidas nas duas escolas, ou talvez, em mais escolas...
O mais importante é que através dele muitos tomarão conhecimento dos trabalhos que nossos alunos podem produzir como parceiros de criação de seus professores, provando que o novo (computador e internet) pode conviver com o velho (jornal impresso), estimulando a livre expressão de cada um sob sua forma de aprender o mundo.
... Após alguns minutos de silêncio,... os mais curiosos e dispostos a refletir sobre sua prática, embarcam e tomam seus assentos.
As comissárias de bordo informam:
- Passageiros, apertem seus cintos e apreciem a paisagem. Boa viagem (leitura)!
Carmem Angela Corrêa Araujo
Professora/aluna do Curso de Mídias na Educação
Um comentário:
Parabéns Carminha pelo blog. Sei o pouco tempo que tivestes para conhecer o assunto "blog" e como usar esta ferramenta, mas para quem te conhece um pouquinho sabe que nenhum esforço é demasiado; sempre achas tempo e boa vontade para aprender mais!
Aprendestes tanto que fizestes outros! É isto aí! Nas próximas etapas do curso já sabemos que novidades aparecerão.
Estarei aguardando!! beijos
Postar um comentário